4 dicas para melhorar seu casamento

Quem nunca sonhou em ter um amor épico? Daqueles de filme, onde os protagonistas dançam na chuva, brigam, mas o pedido de perdão vem junto a uma declaração capaz de derreter até o coração mais frio?

Quem nunca sonhou com o “Até que a morte os separe”?

O casamento normalmente começa assim, planos, sonhos, desejos, uma ilusão criada pelos cônjuges de que a vida a dois será como um conto de fadas da Disney, onde não importa a situação ruim, o mocinho sempre fica com a princesa.

Para muitos, quando a realidade bate à porta, as estruturas da relação se tornam fracas, e é nesse momento que muitos acabam desistindo.

No Brasil, o número de divórcios vem crescendo em ritmo acelerado, afinal, é mais fácil abrir mão e “partir para outra”, do que investir em uma relação madura que irá precisar de tempo e esforço de ambos os lados para prosperar de forma sólida.

Se você sente que seu casamento está começando a enfraquecer, ou apenas deseja melhorar ainda mais a relação, separamos algumas dicas para melhorar o seu relacionamento na prática.

Mantenha o respeito

O respeito é a chave para qualquer relacionamento, seja ele amoroso, amigável ou familiar, uma relação sem respeito torna-se cansativa, causa mágoas e envenena a relação de forma lenta e dolorosa.

Respeito é aceitar o outro como ele realmente é, suas opiniões, personalidade e individualidade, é não fazer para o outro aquilo que não quer para si mesmo, é dar valor a quem está ao seu lado por vontade própria.

Mostrar respeito quando tudo está bem é fácil, quando os ânimos estão à flor da pele já é uma outra história, ao mesmo tempo, essa é uma dica que deve ser praticada sempre, um trabalho árduo mas que pode melhorar muito o seu relacionamento.

Evite gritar durante as brigas, saiba respeitar a opinião do outro e reconheça os sentimentos e inseguranças do parceiro(a).

Não abra mão da sua individualidade

Muitos acreditam que após do casamento o outro torna-se uma propriedade, alguém que existe apenas dentro do relacionamento e pode/deve fazer coisas apenas junto ao outro.

No início do relacionamento, a individualidade de cada um acaba ficando de lado, mas ao longo do tempo, com a rotina e o dia a dia, isso irá se tornar algo sufocante, que traz insatisfação.

Procure ter um tempo para você, faça coisas que goste, procure novos hobbies ou pratique os antigos, não brigue caso o cônjuge deseje a mesma coisa, ao contrário, incentive o parceiro a ter seu próprio tempo e fazer as coisas que gostava de fazer antes de vocês se casarem.

Uma boa comunicação é a base de tudo

A comunicação é sem dúvidas a base de qualquer relação, falar sobre o que te incomoda, sobre o que gosta na outra pessoa, fazer críticas construtivas e dar apoio quando necessário são coisas básicas de qualquer relação mas que muitos deixam de lado após o casamento.

Saber ouvir também é importante, de nada adianta que o parceiro fale sobre algo que o incomoda se ele será atacado e criticado por isso.

É necessário que haja uma comunicação madura e sincera entre ambos.

Crie tempo para os dois

Após o casamento, o dia a dia e a intimidade acabam se tornando um fardo para aqueles que possuem uma base fraca em sua relação.

Para isso, é importante que se crie um momento apenas para os dois, para sair, dançar, assistir um filme ou fazer qualquer coisa que antes lhes dava prazer.

Um tempo longe dos filhos, onde um exista apenas para curtir a companhia do outro é fundamental para uma relação saudável e duradoura.

Deixe um comentário